O que é a graça comum?

 Resposta

A doutrina da graça comum refere-se à graça soberana de Deus concedida a toda a humanidade, independentemente de sua eleição. Em outras palavras, Deus sempre concedeu Sua graça a todas as pessoas em todas as partes da terra, em todos os momentos. Embora a doutrina da graça comum sempre tenha sido clara nas Escrituras, em 1924, a Igreja Cristã Reformada (ICR) adotou a doutrina da graça comum no Sínodo de Kalamazoo (Michigan) e formulou o que é conhecido como “os três pontos da graça comum.”

O primeiro ponto refere-se à atitude favorável de Deus para com todas as Suas criaturas, não apenas para com os eleitos. “O Senhor é bom para todos, e as suas ternas misericórdias permeiam todas as suas obras” Salmo 145:9. Jesus disse que Deus faz “nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos” «para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos. »(Mateus 5:45) e Deus “é benigno até para com os ingratos e maus” «Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei o bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus. »(Lucas 6:35). Barnabé e Paulo mais tarde disseram o mesmo, quando afirmaram que Deus faz “o bem, dando-vos do céu chuvas e estações frutíferas, enchendo o vosso coração de fartura e de alegria” «contudo, não se deixou a si mesmo sem testemunho, beneficiando-vos lá do céu, dando-vos chuvas e tempos frutíferos, enchendo de mantimento e de alegria o vosso coração. »(Atos 14:17). Além disso, SSua compaixão, bondade e gentileza, Deus também derrama Sua paciência tanto aos eleitos como aos não eleitos. Embora a paciência de Deus pelos Seus seja sem dúvida diferente de Sua paciência com aqueles a quem não escolheu, Deus ainda exerce “longanimidade” para com aqueles a quem não escolheu «O Senhor é tardio em irar-se, mas grande em força e ao culpado não tem por inocente; o Senhor tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés. »(Naum 1:3). Cada respiração que o ímpio dá é um exemplo da misericórdia do nosso santo Deus.

O segundo ponto da graça comum é a restrição do pecado na vida do indivíduo e na sociedade. As Escrituras registram Deus intervindo diretamente e impedindo indivíduos de pecarem. Em Gênesis 20, Deus impediu Abimeleque de tocar em Sara, esposa de Abraão, e afirmou isso a ele em um sonho, dizendo: “Bem sei que com sinceridade de coração fizeste isso; daí o ter impedido eu de pecares contra mim e não te permiti que a tocasses” «E disse-lhe Deus em sonhos: Bem sei eu que na sinceridade do teu coração fizeste isto; e também eu te tenho impedido de pecar contra mim; por isso, te não permiti tocá-la. »(Gênesis 20:6). Outro exemplo de Deus restringindo os corações perversos dos homens maus é visto na proteção de Deus à terra de Israel de ser invadida pelas nações pagãs em sua fronteira. Deus ordenou aos homens de Israel que três vezes por ano deixassem seu pedaço de terra para aparecerem diante dEle «Três vezes no ano, todo macho entre ti aparecerá perante o Senhor Jeová, Deus de Israel; »(Êxodo 34:23). Para garantir a proteção do povo de Deus contra invasões durante esses tempos, embora as nações pagãs que os cercavam desejassem sua terra o ano todo, Deus promeTeu que “ninguém cobiçará a tua terra quando subires para comparecer na presença do Senhor, teu Deus, três vezes no ano” “porque eu lançarei as nações de diante de ti e alargarei o teu termo; ninguém cobiçará a tua terra, quando subires para aparecer três vezes no ano diante do Senhor, teu Deus.” (Êxodo 34:24). Deus também impediu Davi de se vingar de Nabal por ter desprezado os mensageiros que Davi enviara para saudá-lo “Porém um dentre os jovens o anunciou a Abigail, mulher de Nabal, dizendo: Eis que Davi enviou mensageiros desde o deserto a saudar o nosso amo; porém ele se lançou a eles.” (1 Samuel 25:14). Abigail, a esposa de Nabal, reconheceu a graça de Deus quando implorou a Davi que não procurasse vingança contra seu marido, “pois, meu senhor, tão certo como vive o Senhor e a tua alma, foste pelo Senhor impedido de derramar sangue e de vingar-te por tuas próprias mãos…” “Agora, pois, meu senhor, vive o Senhor, e vive a tua alma, que o Senhor te impediu de vires com sangue e de que a tua mão te salvasse; e, agora, tais quais Nabal sejam os teus inimigos e os que procuram mal contra o meu senhor.” (1 Samuel 25:26). Davi reconheceu essa verdade ao responder: “Porque, tão certo como vive o Senhor, Deus de Israel, que me impediu de que te fizesse mal…” “Porque, na verdade, vive o Senhor, Deus de Israel, que me impediu que te fizesse mal, que se tu não te apressaras e me não vieras ao encontro, não ficaria a Nabal, até à luz da manhã, nem mesmo um menino.” (1 Samuel 25:34).

Este segundo ponto da graça comum não inclui apenas a restrição de Deus ao mal, mas também quando soberanamente escolhe liBendizê-lo para Seus propósitos. Quando Deus endurece o coração das pessoas (Êxodo 4:21;Josué 11:20;Isaías 63:17), Ele o faz removendo Sua restrição sobre seus corações, entregando-os assim ao pecado que reside ali. Em Sua punição a Israel por sua rebelião, Deus deixou-o “andar na teimosia do seu coração” seguindo “os seus próprios conselhos” (Salmo 81:11-12).

A passagem da Escritura mais conhecida por falar da remoção da restrição de Deus é encontrada em Romanos 1, onde Paulo descreve aqueles que suprimem a verdade por sua maldade. Deus “os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes” «E, como eles se não importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convém; »(Romanos 1:28).

O terceiro ponto da graça comum, conforme adotado pela ICR, diz respeito à “justiça cívica pelos não regenerados”. Isso significa que Deus, sem renovar o coração, exerce tal influência que até mesmo o homem não salvo é capaz de realizar boas ações para com seu próximo. Como Paulo disse de um grupo de gentios não regenerados, eles “procedem, por natureza, de conformidade com a lei, não tendo lei” «Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei, »(Romanos 2:14). A necessidade de Deus restringir os corações dos não redimidos torna-se clara quando entendemos a doutrina bíblica da depravação total. Se Deus não restringisse o mal que reside no coração de todos os homens, corações que são “enganosos… e desesperadamente corruptos” «Enganoso é o coraçãoção, mais do que todas as coisas, é perverso; quem o conhecerá? »(Jeremias 17:9), a humanidade teria se destruído há séculos. Mas porque Ele trabalha por meio da graça comum dada a todos os homens, o plano soberano de Deus para a história não é frustrado por seus corações maus. Na doutrina da graça comum, vemos os propósitos de Deus permanecerem, Seu povo abençoado e Sua glória magnificada.

Imagem: Internet / Reprodução: www.bibliatodo.com/pt

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